Dia do professor, não é um único dia

,

Muitos não sabem a origem do dia do professor que segundo o site Calendário 2013 nos diz o seguinte:

“No Brasil, o Dia dos Professores é comemorado no dia 15 de outubro e tem suas origens no dia 15 de outubro de 1827 (também é dia de Santa Teresa de Ávila) e foi quando D. Pedro I institucionalizou o Ensino Elementar no Brasil. Este decreto, além de falar do ensino elementar, falava também do salário dos professores e até como eles deveriam ser contratados. Mas, foi somente em 1947 que a data foi oficialmente criada e dedicada aos professores. Outra origem da data é com o professor Salomão Becker que sugeriu que acontecesse um encontro no dia 15 de outubro para uma pequena confraternização entre professores e alunos e que se traziam doces e demais quitutes. Na ocasião deste encontro, o professor em discurso afirmou que seria interessante manter essa confraternização feita de forma anual. A celebração começou então a ser adotada em várias escolas até ser oficializada nacionalmente pelo Decreto Federal de 14 de outubro de 1963.” [Fonte: http://www.calendario2013.com.br/dia-dos-professores-2013-data.htm]

É um dia simbólico de homenagem, sendo que todos os outros dias também são dias dos professores como também dos alunos, servidores públicos, etc. Algo representativo no singelo dia do ano. (Não ficamos em casa, mas não deixa de ser uma homenagem/comemoração)

Não podemos esquecer que devemos respeito para com os professores (e eles para com alunos é claro), prestar atenção no que eles dizem e que tudo é importante muito embora não pareça ser, muitas vezes suas experiências de vida contam mais que as matérias teóricas e maçantes dadas em sala.

Os simples e singelos parabéns e que continuemos nessa caminhada, até porque teremos sempre professores em nosso caminho.

Por: Isabela Sarmento