Voto consciente

,


Eleições municipais 2012

Dia 07 de outubro chegou e será o primeiro turno das eleições municipais. Antes de mais nada, o voto é obrigatório para alfabetizados dos 18 aos 70 anos. É facultativo para quem está entre 16 e 18 anos, assim como quem tem mais de 70 anos e analfabetos. O eleitor que não se alistar até a primeira eleição após completar 19 anos incorrerá em multa. No dia terá que levar o titulo de eleitor e um documento de identificação ou apenas um documento de identificação oficial com foto e se apresentar em sua zona eleitoral.
Na hora de votar na urna, primeiro aparecerá a opção de vereador com 5 dígitos e depois de confirmar aparecerá a de prefeito com dois dígitos, confirma e fim.
Para mais informações podem acessar o site (achei interessante pelo formato apresentado e ainda pela clareza das informações): http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/eleicoes-2012/guia-do-eleitor/
Até aí tudo bem: o voto é simples, fácil e não gasta muito tempo. O “X da questão” é que as consequências dele duram 4 anos. Na hora de escolher seu candidato, tanto para prefeito quanto para vereador, pesquise e saiba mais sobre ele. É de extrema importância que tenha um voto consciente e limpo a respeito deles. Pergunte a amigos e/ou familiares a sua historia, forma de politica e também procure em fontes seguras sua campanha e tudo mais (recomendaria assistir o horário politico, mas as implicações disso não se tem levado a sério e na internet é muito mais rápido e discreto). Não se deixe guiar por pensamentos de outros, o voto é seu, a decisão é sua, mas as consequências são da sua cidade e do futuro de muita gente. Um link muito interessante: http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/ResumoCandidaturas.action que recomendo a dar uma olhada para ajudar a sua pesquisa.

Isabela Sarmento