Greve e suas peripécias...

,


O ano começou ainda com pagamento da última greve, ocorrida em 2011, que durou quase três meses. O clima que “pairou” no ar foi de aulas mais corridas e depois mais relaxadas, com o passar do tempo que as faculdades federais entravam em greve. Não é nada mais justo que se peça uma educação de qualidade, professores bem remunerados, infraestrutura e dentre outras coisas que no mínimo são essenciais em uma escola. Fica evidente que não sendo atendidos pelo menos boa parte disso se entra em greve, uma medida “radical” que acaba afetando professores, alunos e técnicos administrativos.
A manifestação que ocorreu nessa quarta-feira, dia 8/08 deixa muito clara as propostas que alunos, professores e técnicos administrativos querem. Outros fatos interessantes a serem notados é que só nesse ano de 2012 uma grande parte de órgãos federais, empresas, instituições e outros já entraram em greve, como podemos citar: IBGE, faculdades e universidades federais (chegou até a 100%), polícia federal, caminhoneiros, em refinaria, Embrapa, Iema, Anvisa, Receita Federal... São tantas que nem me arrisco a procurar mais. E o mais impressionante é que as negociações em algumas foram tão rápidas que não chegaram a ser divulgadas na mídia.
Desde o dia 18 de julho houve tentativas frustradas de negociações que não conseguem atender as categorias. Alunos desinformados, técnicos administrativos e professores indignados... E há quem nem saiba o que está acontecendo no país.
Será preciso fechar uma rodovia? Será preciso partir para a "violência", quando tudo o que se pede é um pouco mais de apoio a educação? A mesma educação que deveria ser tida como prioridade, mas que se mostra tão menos importante para nosso governantes do que uma greve policial? Governantes esses, que ignoram que um dos maiores fatores responsáveis pela formação de criminosos é a falta de educação nesse país! Será preciso chegar a esse ponto?
Com toda a esperança de estudante, digo e espero, profundamente, que não seja. 

Fotografia tirada da manifestação de servidores federais, 08/08.

Alunos do Campus Cariacica participando da manifestação dos servidores federais, 08/08.





Créditos:
Texto: Isabela Sarmento (Porin2M)
Edição: Stefany Rogéri (Porin2M) e Vanessa Pina (Admin2V).
Fotos: Sinasefe.org.br