Dia do Livro!
“Um livro é um brinquedo feito com letras. ”
Rubem Alves
“Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra,
e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução. ”
Machado de Assis
“O livro é um mudo que fala, um surdo que responde,
um cego que guia, um morto que vive.”
Padre Antônio Vieira
“O livro traz a vantagem de a gente poder
estar só e ao mesmo tempo acompanhado.”
Mario Quintana (...)
No dia 29 de outubro é comemorado o dia nacional do livro até por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data foi escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO. [fonte: Instituto Pró Livro]
E o livro vem marcando nossa sociedade desde as cartas de Pero Vaz de Caminha até os contemporâneos, abordando diversos temas como romances, ficções ou poesias e deixando sua marca na vida dos brasileiros.
Há quem diga que o brasileiro não lê, até por conta da falta de incentivo ou por costume de muita televisão, mas há outros que pensam diferente, acreditam que essa frase é meramente um bordão por conta do numero de livros vendidos/publicados no país se aproximar de 500 milhões de exemplares, ou seja, seria 2,5 livros para cada brasileiro, além do fato do Brasil ser o nono maior mercado editorial do mundo. [fonte: Super interessante e Época]
O Ifes em geral organizou eventos comemorativos com troca de livros, exposições, concursos e outras atividades para servidores e estudantes. Em especial o de Cariacica promoveu a Troca Literária, sendo uma forma muito interessante de renovar a leitura ou de conseguir aquele livro que outrora os alunos procuravam.
Por isso, para comemorar a singela data, nada melhor do que ler um livro, presentear alguém com um livro, ou até mesmo indicar um livro que lhe foi extraordinário. O que faz um livro não é somente aquele que escreve e publica, mas também aquele que o lê e o interpreta.
Texto: Isabela Sarmento